Município de Alenquer

Notícias

Castro Verde comemora 880 Anos da Batalha de Ourique 5483
17 de julho 2019

Castro Verde comemora 880 Anos da Batalha de Ourique 5483

Castro Verde é o local histórico da Batalha de Ourique e, este ano, vai promover a celebração do 880º aniversário desse "pilar" da nossa história com um programa que contará com as presenças da Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto, e do Bispo das Forças Armadas, D. Rui Valério, que assim voltará a Castro Verde, onde foi pároco durante vários anos.As celebrações decorrerão no dia 25 de julho (quinta-feira), organizadas pela Câmara Municipal de Castro Verde, em conjunto com a Direção de História e Cultura Militar e o Regimento de Infantaria nº 1 de Beja. O programa tem início às 9h00, na Praça do Município (Jardim do Padrão), marcado pela receção, com honras militares, da Secretária de Estado da Defesa Nacional e restantes autoridades civis e militares. Segue-se a Romagem ao Padrão e Cerimónia Militar, no sítio de S. Pedro das Cabeças, onde decorrerá o hastear da Bandeira Nacional, a deposição de flores e a homenagem aos mortos em combate.As Comemorações prosseguem depois no Largo da Feira, em Castro Verde, com a realização de uma Missa Campal, pelas 10h45, presidida pelo Senhor Bispo das Forças Armadas, D. Rui Valério. Este momento assinala um regresso muito especial a Castro Verde, onde D. Rui Valério foi padre durante vários anos, assumindo na altura uma ligação afetiva marcante com toda a comunidade.Depois da missa, as comemorações prosseguem, às 11h30, com a realização do Juramento de Bandeira do 6º Turno de 2019 da Brigada de Reacção Rápida (BrigRR), numa cerimónia que juntará cerca de 60 militares do Regimento de Infantaria nº 1 de Beja.As Comemorações do 880º Aniversário da Batalha de Ourique representam para Castro Verde um momento de grande afirmação e orgulho da sua história e, por outro lado, a afirmação marcante da nossa identidade. Neste contexto, as celebrações que se promovem são um convite público para que toda a população homenageie na rua o momento decisivo que, no dia 25 de julho de 1139, no nosso concelho, determinou a consagração de Afonso Henriques como primeiro rei de Portugal.

"Os Campos do Baixo Alentejo na década de 1950": Museu da Ruralidade inaugura nova exposição a 26 de julho 5457
15 de julho 2019

"Os Campos do Baixo Alentejo na década de 1950": Museu da Ruralidade inaugura nova exposição a 26 de julho5457

“Os Campos do Baixo Alentejo na década de 1950” é o título da nova exposição do Pavilhão de Reservas do Museu da Ruralidade, em Entradas. A exposição abre ao público já no próximo dia 26 de julho (sexta-feira), a partir das 18h00 e tece um retrato da estrutura fundiária, modos de exploração da terra, tecnologia agrícola e modos de vida dos trabalhadores nos Campos do Alentejo na década de 50. A exposição pode ser visitada durante os meses de agosto e setembro, dentro do horário de funcionamento do Museu da Ruralidade, em Entradas.    

"CASTRO JOVEM" já começou! 5484
19 de julho 2019

"CASTRO JOVEM" já começou!5484

Começou ontem, 22 de julho, o Programa "CASTRO JOVEM" - Programa de Ocupação Municipal Temporária de Jovens do concelho de Castro Verde. A receção aos 9 jovens que integram o programa decorreu no Salão Nobre do edifício da Câmara, onde foram recebidos pelo Executivo Municipal. Promover a aproximação dos jovens a atividades profissionais enriquecedoras, permitindo o contacto com o mundo laboral, orientando-os para o desempenho de atividades socialmente úteis que proporcionem o desenvolvimento de competências sociais e cívicas são os objetivos deste Programa que, ao longo dos próximos meses, os envolverá nas diferentes áreas de ação da autarquia, como Ambiente, Proteção Civil, Desporto, Cultura, Museus e Turismo.

Obras requalificam Rua da Seara Nova 5455
15 de julho 2019

Obras requalificam Rua da Seara Nova5455

A Câmara Municipal de Castro Verde está a requalificar a Rua da Seara Nova, numa empreitada que prevê melhoramentos profundos no pavimento entre as rotundas das Freguesias e do Minério, bem como dos respetivos acessos. A requalificação do principal eixo viário da vila iniciou-se no passado dia 8 de julho e deverá estar concluída até meados de Agosto. A obra representa um investimento de € 95.212,89, a que acresce IVA à taxa em vigor, prevendo o arranjo do pavimento em mau estado com a aplicação de nova massa betuminosa, criação de novas passadeiras de peões, arranjo de lancis e substituição de lajetas. Tratando-se de uma rua central de Castro Verde, com níveis altos de circulação rodoviária, com esta empreitada a Câmara Municipal pretende repor a qualidade dessa circulação e, sobretudo, acentuar significativamente as condições de segurança para os peões. Neste âmbito, a circulação nas ruas circundantes também vai sofrer alterações e restrições em termos de circulação de veículos ligeiros e pesados, durante este período, nomeadamente, na Rua da Seara Nova, Rua do Aloendro, Rua das Orquídeas, Rua da Esteva, Avenida de Lisboa e Avenida General Humberto Delgado.

TV

Castro

TV

Castro

Feira de Castro em 1976

Teaser Festas Castro 2019

Orçamento Participativo (OP) de Castro Verde

Castro Verde, O Coração do Campo Branco

Visite

Publicações

Documentos

Veja Castro Verde com outros olhos!
Use #CastroVerde nas suas fotografias para as ver no nosso feed!