Município de Alenquer

Notícias

Castro Verde celebra Dia Internacional da Mulher com passeio à Aldeia da Luz, Reguengos e Monsaraz 5940
20 de fevereiro 2020

Castro Verde celebra Dia Internacional da Mulher com passeio à Aldeia da Luz, Reguengos e Monsaraz5940

No âmbito das Comemorações do Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Castro Verde promove, no próximo dia 7 de março, um Passeio à Aldeia da Luz, Monsaraz e Reguengos. As inscrições são gratuitas e limitadas até ao dia 4 de março e estão abertas à participação das mulheres do concelho de Castro Verde, e podem ser efetuadas em https://inqueritos.cm-castroverde.pt/ ou no Fórum Municipal, A iniciativa, que procura proporcionar um dia diferente e estimular o convívio entre as participantes, contempla a visita guiada à Aldeia da Luz, a Monsaraz e Reguengos, almoço-convívio e prova de vinhos na Adega de Reguengos de Monsaraz.

Castro Verde avança com revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) 5937
17 de fevereiro 2020

Castro Verde avança com revisão do Plano Diretor Municipal (PDM)5937

A Câmara Municipal de Castro Verde vai avançar, no dia 19 de fevereiro, com as primeiras ações nas diferentes freguesias, visando a Revisão do Plano Diretor Municipal (PDM).Este processo constitui uma oportunidade para pensar no território do concelho a longo prazo, de forma integrada e global, face ao contexto regional atual e a um PDM que está em vigor desde 1993.Hoje, verificamos que, após estes anos de vigência, o documento está desadequado à realidade do território e à estratégia municipal de desenvolvimento que Castro Verde pretende assumir, assente em novos desafios.Deste modo, pretende-se definir um conjunto de novas estratégias e instrumentos de gestão territorial, que possibilitem responder às necessidades dos vários atores. Isso permitirá preparar o concelho para os desafios do século XXI, considerando os valores da sustentabilidade, e ter a capacidade de integrar as questões demográficas, sociais, energéticas, económicas e ambientais num território que está classificado como Reserva da Biosfera.Refira-se que, dentro de sua política de promoção da participação pública, a Câmara Municipal pretende que o processo de revisão do PDM conte com a disponibilidade de todos (autarquias, organizações públicas, tecido económico e população em geral) para assegurar a concretização de um novo documento, que reflita com o máximo rigor o que somos e o que queremos ser no futuro.

Festival Entrudanças regressa este fim-de-semana à vila de Entradas 5928
10 de fevereiro 2020

Festival Entrudanças regressa este fim-de-semana à vila de Entradas5928

O "Entrudanças" regressa este fim-de-semana, dias 21, 22 e 23 de fevereiro, à vila de Entradas e celebra o pão como parte de um programa que convida à descoberta da comunidade e da tradição, mas também da natureza e da cultura que a define.  Três dias de um programa composto por diferentes propostas artísticas nacionais e internacionais que transformam o festival num espaço de diálogo intercultural permanente e, onde a dança, a música, o artesanato, o cante e a gastronomia levam os festivaleiros pela celebração do Entrudo e da cultura alentejana. Destaque este ano para a apresentação do projeto artístico-comunitário “Mãos na Massa” dinamizado pelo escultor Eduardo Freitas, autor da peça que nesta edição deu corpo ao cartaz do festival, e Inês  Alves. Um projeto de artes visuais que tem como tema o pão, o corpo e o barro e que promove a reflexão em torno dos valores históricos, sociais e culturais que estes três elementos representam para o Alentejo e que culminará numa exposição coletiva no Museu da Ruralidade. O festival é organizado pela Câmara Municipal de Castro Verde, Associação PédeXumbo e Junta de Freguesia de Entradas. Saiba mais aqui!  

Inscrições Abertas para Participação no Festival "Sabores do Borrego" 2020 5936
14 de fevereiro 2020

Inscrições Abertas para Participação no Festival "Sabores do Borrego" 20205936

Decorrem a partir de hoje, 14 de fevereiro, as inscrições para participação no Festival Sabores do Borrego 2020, que se realiza em Castro Verde ao longo de três dias – 3, 4 e 5 de abril de 2020. As inscrições estão abertas para [Consulte as Normas de Participação]: - Tasquinhas: Associações e empresas com atividade no concelho [Até 28 de fevereiro] - Stands: Artesãos, produtores locais, empresas e instituições [Até 6 de março] - Expositores Exteriores: Máquinas e Viaturas [Até 6 de março] - Divertimentos de Exterior e Equipamentos de Venda Ambulante (Roulottes e outros) [Até dia 6 de março]O evento, organizado pela Câmara Municipal de Castro Verde, tem como parceiros a Associação de Agricultores do Campo Branco e o Agrupamento de Produtores Pecuários – Carnes do Campo Branco S.A, e aposta num programa que reforça a identidade local através da dinamização de um conjunto de iniciativas variadas relacionadas com a atividade do setor pecuário, gastronomia, música popular e concertos. Inscrições através do seguinte link: https://inqueritos.cm-castroverde.pt/index.php/30420?lang=ptNormas de Participação disponíveis no ficheiro em anexo.    

Visite

Publicações

Documentos

Veja Castro Verde com outros olhos!
Use #CastroVerde nas suas fotografias para as ver no nosso feed!