Município de Alenquer

Notícias

Campanha “Castro Verde +65”: Câmara Municipal promove viagens gratuitas no concelho 5698
12 de novembro 2019

Campanha “Castro Verde +65”: Câmara Municipal promove viagens gratuitas no concelho5698

Entre 15 de novembro a 31 de dezembro, a Câmara Municipal promove a campanha “Castro Verde +65”, direcionada à população sénior (mais de 65 anos) residente em todo o concelho, através da atribuição gratuita de “Vales de Viagem” que podem ser utilizados nas ligações regulares da Rodoviária do Alentejo dentro da área do concelho, exceto nos transportes escolares. Cada pessoa terá direito a um total de 10 “Vales de Viagem”, correspondendo cada um deles, apenas, a uma única viagem. A campanha "Castro Verde +65" decorre no âmbito do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART), ao qual o Câmara Municipal aderiu, e associa-se às iniciativas “Ofereça Castro Verde. Natal no Comércio Local” e o “Concurso de Montras de Natal 2019”, organizadas pela autarquia. Promover a mobilidade da população sénior, permitindo, desta forma, a sua deslocação em todo concelho durante a quadra natalícia, mas também a proximidade entre populações e serviços, são alguns dos objetivos da Campanha “Castro Verde +65”. Os interessados em usufruir destes “Vales de Viagem” podem inscrever-se no Gabinete de Ação Social e junto dos técnicos que, regularmente, se deslocam às sedes de freguesia, bem como junto dos técnicos do Programa Castro Verde XXI, no momento das ações que decorrem nas várias localidades do concelho.

Seminário Life Imperial: Conservação de Aves de Rapina discute-se em Castro Verde, de 14 a 16 de novembro 5697
11 de novembro 2019

Seminário Life Imperial: Conservação de Aves de Rapina discute-se em Castro Verde, de 14 a 16 de novembro5697

Nos dias 14, 15 e 16 de novembro, a Liga para a Proteção da Natureza, em parceria com a Câmara Municipal de Castro Verde, promove no Cineteatro Municipal, o Seminário Final do LIFE Imperial “Conservação de Aves de Rapina” que tem já confirmados 125 participantes oriundos de Portugal, Espanha e Hungria. O Seminário pretende ser um encontro internacional sobre a conservação da Águia-imperial e outras grandes águias e abutres e tem como objetivo a divulgação dos resultados obtidos no âmbito do LIFE Imperial e o intercâmbio de conhecimentos e experiências que promovam uma conservação mais eficiente das aves de rapina. O evento contará com a presença de um vasto leque de oradores nacionais e internacionais e incluirá sessões plenárias, apresentações orais e posters, bem como outras atividades, tais como saídas de campo, workshops e exposições, e, ainda, alguns momentos culturais. Para além dos conteúdos mais científicos, este Seminário incluirá, no dia 14, pelas 18h00, uma Tertúlia sobre o desenvolvimento do LIFE Imperial. A iniciativa é aberta ao público e destina-se a todos os interessados na conservação da águia-imperial-ibérica. Após este momento, será realizada uma homenagem aos membros da rede de custódia “Guardiões da Águia-imperial” que têm apoiado a conservação desta espécie das mais variadas formas.

Apoios Económicos aos Alunos do Ensino Superior: Candidaturas decorrem até 28 de novembro 5694
08 de novembro 2019

Apoios Económicos aos Alunos do Ensino Superior: Candidaturas decorrem até 28 de novembro5694

A Câmara Municipal de Castro Verde vai atribuir apoios económicos aos alunos residentes no concelho que frequentam estabelecimentos de Ensino Superior, neste ano letivo 2019/2020. O período para a apresentação das candidaturas decorre até dia 28 de novembro de 2019, conforme regulamento disponível no Edital em anexo.À semelhança do ano anterior, esta medida de apoio social abrange também os alunos que ingressaram em cursos técnicos superiores profissionais a frequentar estabelecimentos de ensino superior.O número de bolsas a atribuir será fixado pela Câmara Municipal de Castro Verde, em função da apreciação das candidaturas apresentadas, sendo a análise das mesmas efetuada por uma comissão técnica do Gabinete de Educação e Ação Social e deliberado pela Câmara Municipal.Através desta medida, a autarquia pretende apoiar a continuação dos estudos de alunos economicamente carenciados, contribuindo para a formação de quadros técnicos superiores residentes no concelho e para um maior e mais equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural dos seus munícipes.

Obras na Estrada de Santa Bárbara vão começar!    5692
08 de novembro 2019

Obras na Estrada de Santa Bárbara vão começar!  5692

A Câmara Municipal de Castro Verde assinou a 8 de novembro, o auto de consignação com a empresa J.J.R & Filhos Lda para a requalificação da Estrada Municipal 508 (Castro Verde/ Santa Bárbara de Padrões) e do Caminho Municipal 1139 (Santa Bárbara de Padrões/ Mina de Neves-Corvo/A-do-Neves). Depois de um longo processo que implicou a definição concreta do financiamento da obra (que será assegurada na totalidade pela CMCV), a avaliação rigorosa das áreas circundantes da EM508 e do CM1139 para efeitos de aquisição e as necessárias negociações com os proprietários dos terrenos adjacentes, as empreitadas vão ter início no dia 11 de novembro. As obras representam um investimento total de 1.372.519,39 euros da Câmara Municipal, resultado da soma de 792.341,31 euros para a Estrada Municipal 508 - Castro Verde/Santa Bárbara de Padrões e de 580.178,08 euros para o Caminho Municipal 1139 - Santa Bárbara de Padrões/Mina de Neves-Corvo/A-do-Neves. Recorde-se que ambas as empreitadas serão concretizadas sem qualquer apoio de fundos comunitários e representam um momento histórico no concelho, atendendo à importância fundamental destas vias na acessibilidade à freguesia de Santa Bárbara de Padrões e à Mina de Neves-Corvo onde trabalham mais de 2.000 pessoas.

TV

Castro

TV

Castro

Pessoas com Bibliotecas Dentro

Festas Castro 2019

Concerto "Zaranza" - Festas de Castro 2019

Feira de Castro em 1976

Visite

Publicações

Documentos

Veja Castro Verde com outros olhos!
Use #CastroVerde nas suas fotografias para as ver no nosso feed!