Município de Alenquer

Notícias

Festival Sete Sóis Sete Luas regressa a Castro Verde de 6 a 8 de setembro 5497
13 de agosto 2019

Festival Sete Sóis Sete Luas regressa a Castro Verde de 6 a 8 de setembro 5497

Castro Verde acolhe nos dias 6, 7 e 8 de setembro de 2019, o XXVII Festival Sete Sóis Sete Luas, rede cultural que o concelho integra desde 2000. Com uma programação rica e variada, onde as diferentes formas de expressão cultural do Mediterrâneo e do mundo lusófono encontram lugar, a aposta passa por proporcionar momentos de partilha, aprendizagem e descoberta, através da realização de diferentes espetáculos e apresentações de rua, que irão acontecer no Anfiteatro Municipal e junto à Igreja dos Remédios. Durante estes dias o Festival apresenta em Castro Verde o virtuoso mandolinista italiano, Mimmo Epifani que, em conjunto com “The Barbers”, interpreta um repertório original, ligado a instrumentos de corda, como bandolim, mandola, mandoloncello e aos instrumentos étnicos utilizados nos salões de barbeiros de Salento, no sul de Itália. Também a Orkestra Popular Des 7Luas (Mediterrâneo), produção original do festival que reúne músicos do Brasil, Itália, Espanha, Portugal, e Guiné-Bissau, se apresenta em concerto nesta edição do festival, num concerto onde visita a música popular destes países do Mediterrâneo e do Mundo Lusófono. Dino D'Santiago (Cabo-Verde / Portugal), nome incontornável da cena atual da música portuguesa, é outro dos músicos que se apresenta em Castro Verde, num espetáculo onde não faltarão os sons da tradição cabo-verdiana, em sintonia com o peso contemporâneo da música eletrónica. As sonoridades tradicionais do Alentejo também marcam presença nesta edição do festival, através das melodias do grupo de música popular Cantares do Sul (Portugal). A animação de rua fica a cargo de Yldor Llach (Espanha), artista catalão circense, que aqui apresenta o seu espetáculo de bicicleta acrobática “Sobre Rodas”, e dos Irmãos Esferovite (Portugal), que trazem uma aventura musical e circense. Nas artes plásticas, destaque para a abertura da exposição “Meus aCORdes” e realização simultânea de um laboratório de pintura mural, pela mão de Tutu Sousa (Cabo-Verde), um autodidata no domínio da pintura e escultura. No seu percurso artístico fazem parte exposições individuais e coletivas em Cabo Verde, vários países europeus e nos EUA, tendo efetuado dezenas de pinturas murais e decorativas. O Festival Sete Sóis Sete Luas 2019 é promovido, nesta sua XXVII edição, por uma Rede Cultural de 30 cidades de 10 Países do Mediterrâneo e do mundo lusófono: Brasil, Cabo Verde, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Itália, Marrocos, Portugal, Tunísia.Consulte o programa completo da iniciativa no ficheiro em anexo.  

Rede de Emergência de Postos de Abastecimento: Localização dos Postos REPA dos distritos de Beja e Faro 5495
12 de agosto 2019

Rede de Emergência de Postos de Abastecimento: Localização dos Postos REPA dos distritos de Beja e Faro5495

Devido à greve dos motoristas de transporte de matérias perigosas, o Governo designou uma Rede de Emergência de Postos de Abastecimento (REPA) com serviços garantidos a 100%, mas com abastecimento limitado por viatura. A rede inclui 374 postos de abastecimento, sendo 54 apenas para veículos prioritários. Nos postos da REPA, o abastecimento do público em geral está limitado a 15 litros por viatura. Já nos casos dos veículos prioritários, como ambulâncias, por exemplo, o abastecimento é ilimitado. De salientar que todos os postos de abastecimento pertencentes à REPA têm de manter visível essa informação. A Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE) disponibiliza mais informações na sua página oficial, (http://www.ense-epe.pt/rede-de-emergencia-de-postos-de-aba…/) tal como um mapa com a localização de todos os postos REPA do país. Consulte a localização dos Postos REPA dos distritos de Beja e Faro no ficheiro em anexo.

Castro Verde aposta nas Energias Renováveis! 5488
30 de julho 2019

Castro Verde aposta nas Energias Renováveis!5488

Castro Verde, Reserva da Biosfera da UNESCO, vai apostar na produção de energia limpa e renovável. Trata-se de um investimento de 300 mil euros, do Consórcio Wattosun – Enforce, que vai promover a instalação de cerca de 1 650 painéis no concelho. A Câmara Municipal de Castro Verde assinou a 30 de julho, o contrato com o Consórcio Wattosun - Enforce cumprindo assim mais uma fase da hasta pública que propôs a cedência de espaços públicos para a instalação de centrais de produção de energia fotovoltaica. A hasta pública teve a participação de quatro empresas. Trata-se de um primeiro investimento realizado em espaço público, no concelho de Castro Verde, Reserva da Biosfera da UNESCO, tendo como propósito a produção de energia fotovoltaica, uma das alternativas energéticas com maior potencial no futuro, obtida a partir da luz solar, totalmente limpa, renovável e com disponibilidade infinita. O investimento do consórcio em Castro Verde prevê a instalação de cerca de 1 650 painéis, numa área de cerca de 3 300 metros quadrados, sete centrais de produção com uma capacidade de 389Kw e, ainda, inclusão de novas centrais de produção de energia. As centrais serão instaladas na Biblioteca Municipal, Parque de Campismo, Estádio Municipal, Centro Escolar Dr. Francisco Alegre, Cineteatro Municipal, Centro Recreativo e Cultural de Entradas e Fórum Municipal de Castro Verde.

Feira de Castro 2019: "2º Encontro de Castrenses na Diáspora" acontece no sábado, 19 de outubro 5490
02 de agosto 2019

Feira de Castro 2019: "2º Encontro de Castrenses na Diáspora" acontece no sábado, 19 de outubro5490

No sábado da Feira de Castro, 19 de outubro, a Câmara Municipal de Castro Verde volta a reunir, num almoço-convívio, os castrenses que vivem fora do concelho, num momento de confraternização e de reencontro, envolto no ambiente da própria feira! As inscrições no "2º Encontro de Castrenses na Diáspora" já podem ser feitas através do email gabinete.presidente@cm-castroverde.ptMarque já na sua agenda! Faça parte deste convívio. Mais informações em breve!

TV

Castro

TV

Castro

Feira de Castro em 1976

Teaser Festas Castro 2019

Orçamento Participativo (OP) de Castro Verde

Castro Verde, O Coração do Campo Branco

Visite

Publicações

Documentos

Veja Castro Verde com outros olhos!
Use #CastroVerde nas suas fotografias para as ver no nosso feed!