Município de Alenquer

Notícias

Assembleia Municipal reúne em Sessão Pública Ordinária a 25 de junho 5412
18 de junho 2019

Assembleia Municipal reúne em Sessão Pública Ordinária a 25 de junho5412

A Assembleia Municipal de Castro Verde vai reunir em Sessão Pública Ordinária no próximo dia 25 de junho, pelas 21h30, no Auditório do Fórum Municipal, com a seguinte ordem de trabalhos: Período antes da ordem do dia: - Aprovação das atas das sessões anteriores. (ordinária e extraordinária)- Expediente. - Outros assuntos de interesse. - Período reservado à intervenção do público. Ordem do dia: 1° - Apreciação e votação da Prestação de Contas Consolidadas, relativas ao exercício de 2018. 2º - Apreciação e votação da 2ª alteração ao Mapa de Pessoal.3º - Apreciação e votação de proposta de constituição de parceria pública para a criação da empresa Águas do Baixo Alentejo.4° - Apreciação da informação escrita do Presidente da Câmara relativa à atividade municipal;5º - Outros assuntos de interesse;6º - Período reservado à intervenção do público.

Câmara apresenta 1ª edição do Orçamento Participativo em Sta. Bárbara de Padrões 5381
07 de junho 2019

Câmara apresenta 1ª edição do Orçamento Participativo em Sta. Bárbara de Padrões5381

Chegou a hora dos municípes proporem e decidirem as obras que querem ver realizadas no concelho! Na próxima segunda-feira, 24 de junho, pelas 21h00, a Câmara Municipal de Castro Verde apresenta, em Sessão Pública a realizar na sede da Junta de Freguesia de Sta. Bárbara de Padrões, a 1ª edição do Orçamento Participativo (OP) de Castro Verde.  O Orçamento Participativo é um mecanismo de promoção da cidadania ativa e de democracia participativa e voluntária, que assenta na consulta direta aos cidadãos, dando-lhes a oportunidade de propor e eleger projetos de interesse para o concelho. A iniciativa tem como objetivos aproximar os munícipes das políticas públicas municipais através da recolha e integração de propostas de utilidade coletiva no Orçamento Municipal para o próximo ano, estando definido um total de € 40.000 para as ações de 2020. Espaço público e espaços verdes; Urbanismo; Cultura e Desporto; Ação Social, Educação e Juventude; Modernização Administrativa; Trânsito, Infraestruturas e Mobilidade; Higiene Urbana; Turismo, Desenvolvimento Económico e Ambiente, são as áreas sobre as quais podem incidir as propostas a apresentar pelos munícipes. O Orçamento Participativo do Município de Castro Verde destina-se a todo os cidadãos, com idade igual ou superior a 16 anos, estudantes, residentes ou recenseados no concelho, e assenta num modelo de caráter deliberativo, dividido em dois períodos. Numa primeira fase os cidadãos são convidados a apresentar as suas propostas de investimento público e, numa fase posterior, decidem, através de votação, as propostas vencedoras a incluir no Orçamento Municipal para 2020. A última sessão de apresentação do Orçamento Participativo à população realizam-se em Casével (26 junho). Em julho têm início, pelas diferentes sedes de freguesia do concelho, as Assembleias Participativas com vista à recolha de propostas. A primeira acontece em Castro Verde, dia 3 de julho, pelas 21h00. Segue-se Entradas, a 10  de julho, S. MARCOS DA ATABUEIRA, a 17 de julho, Sta. Bárbara de Padrões, a 24 de julho e Casével a 31 de julho.  A apresentação de propostas pode também ser efetuda através da Plataforma on-line (de 1 de julho a 31 de agosto 2019), disponível em op.cm-castroverde.pt.   

Boss AC, Miguel Araújo e Sonido Andaluz são cabeças de cartaz das Festas de Castro 2019 5256
23 de maio 2019

Boss AC, Miguel Araújo e Sonido Andaluz são cabeças de cartaz das Festas de Castro 20195256

Está a chegar mais uma edição das Festas de Castro, iniciativa que, ao longo de três dias e três noites, animará a vila de Castro Verde com muita música e divertimento, e proporcionará um espaço privilegiado de encontro e entre todos os castrenses! A data já está marcada. De  28 a 30 de junho, o Largo da Feira enfeita-se para receber a grande festa de verão, que assinala as Comemorações do Feriado Municipal de Castro Verde. BOSS AC, um dos pioneiros do rap em Portugal, faz as honras de abertura das Festas, e sobe ao palco principal do Largo da Feira a 28 de junho (6ª feira). Após o concerto, o momento é de homenagem a uma das maiores bandas britânicas de todos os tempos – Queen – com o grupo ONE VISION, um dos melhores tributos da Europa e o mais famoso em Portugal. Pela noite dentro, DJ TimeWall anima a zona dos bares. MIGUEL ARAÚJO, um dos artistas mais completos da nova geração da música portuguesa, regressa a Castro Verde a 29 de junho (sábado), Feriado Municipal, para um concerto onde apresenta os temas que compõem o seu mais recente trabalho, “Giesta”, mas também outros bem conhecidos do público. Ainda na noite de sábado, sobe ao palco das Festas de Castro o projeto castrense REMEMBER ZARANZA, que depois do sucesso alcançado na Feira de Castro 2018, volta a recordar e homenagear a banda formada por jovens castrenses na década de 70, numa noite em que serão interpretados alguns dos temas que marcaram esta época. DJ TimeWall animará o recinto do Largo da Feira, pela noite fora. No dia 30 de junho (domingo), a encerrar esta edição das Festas, estará SONIDO ANDALUZ, que apresenta um espetáculo singular onde, a par da voz quente “andaluz”, soará o rasguear da Guitarra Flamenca e a simplicidade do fado, em pura sintonia com o flamenco, numa noite que promete ser de muita animação. Paralelamente aos concertos no palco principal, desfilam ainda as Marchas Populares de São Marcos da Atabueira e a Marcha Baeta de Messejana (domingo), e os ritmos quentes do quizomba, da música popular e brasileira, estão a cargo de Rúben Baião (6ª feira), Marco Filipe (sábado) e Mário Neves (domingo) que, pela noite fora, animam o “Palco Arraial”. Além dos concertos, o recinto das Festas de Castro 2019 irá proporcionar ao público, à semelhança da edição do ano passado, uma zona de bares, tasquinhas, divertimentos de feira e insufláveis para as crianças, e uma Feira de Artesanato. Organizadas pela Câmara Municipal de Castro Verde, em parceria com a União de Freguesias de Castro Verde e Casével, e com o patrocínio do Crédito Agrícola e da Cerveja Sagres, as Festas de Castro assumem-se como um importante momento de atração de visitantes ao concelho, e contribuem para a afirmação de Castro Verde como destino de eventos.

SOMINCOR promove Dia Aberto à Comunidade 5237
17 de maio 2019

SOMINCOR promove Dia Aberto à Comunidade5237

A SOMINCOR, empresa proprietária das Minas de Neves-Corvo, promove este sábado, 22 de junho, um Dia Aberto à Comunidade.A iniciativa decorre entre as 08h30 e as 14h00 e inclui a realização do III Raid SOMINCOR (cerca de 35 km), uma Feira de Produtos Locais e Artesanato, a Caminhada “Conhecer SOMINCOR”, entre outras atividades. Esta aposta da SOMINCOR assenta numa política de proximidade com as comunidades onde se encontra inserida, estabelecendo um relacionamento aberto e próximo com as mesmas, através da dinamização de uma atividade que alia o convívio salutar à prática desportiva, e que marca o início da campanha de segurança referente ao período do Verão.

TV

Castro

TV

Castro

Orçamento Participativo (OP) de Castro Verde

Castro Verde, O Coração do Campo Branco

Prove o Borrego do Campo Branco!

II Festival Sabores do Borrego

Visite

Publicações

Documentos

Veja Castro Verde com outros olhos!
Use #CastroVerde nas suas fotografias para as ver no nosso feed!