Município de Alenquer

Câmara apresenta hoje 1ª edição do Orçamento Participativo em Casével


07 de junho 2019
Câmara apresenta hoje 1ª edição do Orçamento Participativo em Casével
Câmara apresenta hoje 1ª edição do Orçamento Participativo em Casével

Chegou a hora dos municípes proporem e decidirem as obras que querem ver realizadas no concelho! Hoje, 26 de junho, pelas 21h00, a Câmara Municipal de Castro Verde apresenta, em Sessão Pública a realizar na sede da Junta de Freguesia de Casével, a 1ª edição do Orçamento Participativo (OP) de Castro Verde. 

O Orçamento Participativo é um mecanismo de promoção da cidadania ativa e de democracia participativa e voluntária, que assenta na consulta direta aos cidadãos, dando-lhes a oportunidade de propor e eleger projetos de interesse para o concelho. A iniciativa tem como objetivos aproximar os munícipes das políticas públicas municipais através da recolha e integração de propostas de utilidade coletiva no Orçamento Municipal para o próximo ano, estando definido um total de € 40.000 para as ações de 2020.

Espaço público e espaços verdes; Urbanismo; Cultura e Desporto; Ação Social, Educação e Juventude; Modernização Administrativa; Trânsito, Infraestruturas e Mobilidade; Higiene Urbana; Turismo, Desenvolvimento Económico e Ambiente, são as áreas sobre as quais podem incidir as propostas a apresentar pelos munícipes.

O Orçamento Participativo do Município de Castro Verde destina-se a todo os cidadãos, com idade igual ou superior a 16 anos, estudantes, residentes ou recenseados no concelho, e assenta num modelo de caráter deliberativo, dividido em dois períodos. Numa primeira fase os cidadãos são convidados a apresentar as suas propostas de investimento público e, numa fase posterior, decidem, através de votação, as propostas vencedoras a incluir no Orçamento Municipal para 2020.

Em julho têm início, pelas diferentes sedes de freguesia do concelho, as Assembleias Participativas com vista à recolha de propostas. A primeira acontece em Castro Verde, dia 3 de julho, pelas 21h00. Segue-se Entradas, a 10  de julho, S. Marcos da Atabueira, a 17 de julho, Sta. Bárbara de Padrões, a 24 de julho e Casével a 31 de julho. 

A apresentação de propostas pode também ser efetuda através da Plataforma on-line (de 1 de julho a 31 de agosto 2019), disponível em op.cm-castroverde.pt.