Câmara apresenta hoje 1ª edição do Orçamento Participativo em Casével

07 de junho 2019
Câmara apresenta hoje 1ª edição do Orçamento Participativo em Casével

Chegou a hora dos municípes proporem e decidirem as obras que querem ver realizadas no concelho! Hoje, 26 de junho, pelas 21h00, a Câmara Municipal de Castro Verde apresenta, em Sessão Pública a realizar na sede da Junta de Freguesia de Casével, a 1ª edição do Orçamento Participativo (OP) de Castro Verde.

O Orçamento Participativo é um mecanismo de promoção da cidadania ativa e de democracia participativa e voluntária, que assenta na consulta direta aos cidadãos, dando-lhes a oportunidade de propor e eleger projetos de interesse para o concelho. A iniciativa tem como objetivos aproximar os munícipes das políticas públicas municipais através da recolha e integração de propostas de utilidade coletiva no Orçamento Municipal para o próximo ano, estando definido um total de € 40.000 para as ações de 2020.

Espaço público e espaços verdes; Urbanismo; Cultura e Desporto; Ação Social, Educação e Juventude; Modernização Administrativa; Trânsito, Infraestruturas e Mobilidade; Higiene Urbana; Turismo, Desenvolvimento Económico e Ambiente, são as áreas sobre as quais podem incidir as propostas a apresentar pelos munícipes.

O Orçamento Participativo do Município de Castro Verde destina-se a todo os cidadãos, com idade igual ou superior a 16 anos, estudantes, residentes ou recenseados no concelho, e assenta num modelo de caráter deliberativo, dividido em dois períodos. Numa primeira fase os cidadãos são convidados a apresentar as suas propostas de investimento público e, numa fase posterior, decidem, através de votação, as propostas vencedoras a incluir no Orçamento Municipal para 2020.

Em julho têm início, pelas diferentes sedes de freguesia do concelho, as Assembleias Participativas com vista à recolha de propostas. A primeira acontece em Castro Verde, dia 3 de julho, pelas 21h00. Segue-se Entradas, a 10  de julho, S. Marcos da Atabueira, a 17 de julho, Sta. Bárbara de Padrões, a 24 de julho e Casével a 31 de julho.

A apresentação de propostas pode também ser efetuda através da Plataforma on-line (de 1 de julho a 31 de agosto 2019), disponível em op.cm-castroverde.pt.