Município de Alenquer

Mensagem do Presidente

Abrimos aqui a porta para uma nova etapa.

A Câmara Municipal de Castro Verde tem, hoje, uma visão renovada do seu território e da sua história. Por isso, quer que este espaço digital seja a âncora que nos vai ligar todos os dias ao nosso mundo e ao mundo de todos os outros.

Esse desafio assenta numa estratégia que quer potenciar o nosso concelho como lugar de excelência para viver e para visitar. Nesse sentido, este site é um ponto de encontro global que se transforma no grande Largo da nossa terra.

É aqui que podemos encontrar-nos, conhecer-nos melhor e dar-nos a conhecer. Para isso, apostámos na profunda renovação desta ferramenta moderna, agora atualizada e mais rica em recursos que valorizam a transparência do Município, em simbiose com a potenciação dos seus valores mais profundos. 

Esta “casa” é um cartão de visita capaz de contar a nossa história, desde a Batalha que aqui fundou a nação em 1139 à afirmação da Feira onde todos nos encontramos em outubro, chegando aos dias de descoberta da mina que faz emergir da terra profunda uma riqueza essencial para todos.

Castro Verde afirma-se nestes pontos cardeais do tempo mas, a par disso, distingue-se na delicadeza do voo das aves nas estepes da Biosfera. Ergue-se com a Basílica altiva que vigia as douradas searas de trigo. Delicia-se com os cozidos na panela, as migas e as sopas de pão que servimos em mesas bordadas com as queijadas e folhados da nossa doçaria. 

Tudo isto, pois claro, sedimentado pelo caráter das pessoas. Pelo seu saber e modo de estar e de ser. Pela raíz profunda que cresce numa terra cantada por vozes graves e de braço dado, numa comunhão rara e tocante.

É este Castro Verde, de muitos mosaicos, que quisemos pôr a morar aqui! Tudo junto, para desassossegar e despertar vontades de descoberta.

No fundo, abrimos aqui a nossa janela para o Mundo!

António José Brito
Presidente da Câmara Municipal de Castro Verde