Município de Alenquer

Grupos Corais do Concelho

Atualmente são dez os grupos corais do concelho no ativo. Cantam com alma e com o claro objetivo de contribuir para a sua afirmação e salvaguarda enquanto traço maior da cultura alentejana. Fruto de um trabalho de várias décadas que tem envolvido pessoas, associações e autarquias locais, os grupos corais  são hoje os agentes principais de uma ação de valorização do cante, atuando em diversos momentos da vida cultural do concelho (e fora dele), levando o cante às escolas, sensibilizando as crianças para esta marca da nossa tradição oral. 

  • Grupo Coral Os Cardadores da Sete

    Multimédia0

    [ACA - Os Cardadores]

    O grupo surgiu em 2001 na aldeia da Sete. Composto apenas por vozes masculinas, adotou a denominação Cardadores em representação dos homens que tratavam e cardavam a lã. Tem dois trabalhos discográficos editados, intitulados Moda dos Cardadores (julho de 2003) e Margarida (março de 2006).Para além do seu vasto repertório do cancioneiro tradicional interpreta também o cante ao menino, janeiras, reis e cante para pedir chuva. Entre outros encontros destaca-se a paticipação no Festival Nacional de Folclore (Azambuja, junho de 2007), na Planície Mediterrânica - XV Festival Sete Sóis Sete Luas (Castro Verde, 2007, 2008), na Festa do Trabalhador (Casa do Benfica de Lenzeburg, maio de 2008).Tem sido convidado para participar noutros projetos / eventos como Encontro de Violas - Viola Campaniça e Viola Caipira, Pedro Mestre e Chico Lobo (agosto de 2008), oficinas de cante alentejano, participação no filme Canto a Vozes, da autoria de Francisco Manso. 

  • Grupo Coral e Etnográfico As Ceifeiras de Entradas

    Multimédia0

    [Cortiçol - Cooperativa de Informação e Cultura]

    O grupo coral As Ceifeiras de Entradas nasceu da vontade de um punhado de mulheres entradenses que resolveram fazer do cante a sua atividade lúdica. Fundado em 2009, atuou pela primeira vez a 26 de Julho desse ano aquando das Festas de Santiago em Entradas. A partir dessa data passaram a ensaiar ainda mais afincadamente, sendo hoje um grupo consolidado no panorama do cante alentejano feminino. Em 2012 editaram o seu primeiro trabalho discográfico CHÃO.

  • Grupo Coral Os Ganhões de Castro Verde

    Multimédia0

    [ACA - Os Ganhões]

    Formados em 1972, Os Ganhões têm levado o seu cante a vozes a todo o país e a alguns festivais internacionais, divulgando a riqueza desta singular expressão musical e a sua admirável etnografia.  Como forma de perpetuar a sua existência, o grupo gravou os LP Castro Verde és Nossa Terra  (1975) e Ganhões de Castro Verde  (1980). Desde então, regista em CD os trabalhos Modas Alentejanas  (1994), considerado pela crítica especializada como o melhor disco de música étnica, É Tão Grande o Alentejo (1997),  O Círculo que Leva a Lua  (2003) e a antologia Terra  (2006). Para além dos habituais encontros de corais e oficinas de cante, Os Ganhões de Castro Verde têm integrado projetos ligados a outras áreas artísticas e musicais, tais como a dança contemporânea, o jazz e a world music.