Município de Alenquer

Cante Alentejano nas Escolas

Quando se fala no futuro do cante alentejano, uma das questões que se levanta é: Como transmiti-lo às novas gerações? Em busca de uma parte da possível resposta, a Câmara Municipal de Castro Verde formou parceria com o Agrupamento de Escolas de Castro Verde, a que se associou mais tarde o Conservatório Regional do Baixo Alentejo, e deu início ao projeto Cante Alentejano 1º CEB.

O projeto, que tem vindo a ser desenvolvido no concelho desde 2009, abrange a população escolar que frequenta o 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo afirmar o Cante Alentejano como expressão da cultura local, contribuir para o reforço das ações existentes em torno do cante, para o surgimento de novas dinâmicas comunitárias e para o Enriquecimento Curricular através de uma abordagem lúdica e pedagógica do cante.

O entusiasmo das crianças marca esta atividade, que acontece em contexto de sala de aula uma vez por semana, e privilegia a interação com os agentes locais que dinamizam o cante no concelho. Os resultados obtidos têm sido positivos, embora alguns não sejam visíveis a curto prazo, pelo que importa continuar a discussão em torno do projeto com o objetivo de definir linhas de atuação que permitam a sua afirmação como peça importante no mecanismo de valorização e dinamização do cante.

Associada ao projeto está uma equipa que envolve os professores de expressão musical e os professores titulares que asseguram a contextualização necessária ao desenvolvimento dos ateliers.

Atualmente, o cante alentejano é uma realidade escolar dos alunos do 1º CEB. Faz-se ouvir na programação das festas escolares ao longo do ano lectivo, é cartão de visita e elo de ligação com outras realidades comunitárias, como é o caso dos centros de dia e lares de idosos. Ensaiam-se modas do cancioneiro que vão ao encontro de matérias curriculares ou de projectos escolares, mas o mais importante de tudo, é o desenvolvimento de um sentimento de pertença onde todos cantam e, se assim o desejarem, a possibilidade de dar continuidade à prática do cante nas oportunidades que a realidade do concelho lhes oferece.