Município de Alenquer

Birdwatching

 

Castro Verde é um concelho com inúmeras potencialidades ao nível do turismo ornitológico e cada vez mais uma referência no roteiro de turistas adeptos da observação de aves ou birdwatching, que todos os anos visitam Portugal. O Birdwatching é uma atividade em ascensão na região e constitui uma forma de turismo sustentável compatível com o património natural, capaz de promover o concelho como destino turístico de eleição. 

Castro Verde é atualmente considerado uma das mais importantes áreas estepárias em Portugal onde habitam espécies protegidas como a abetarda, o sisão ou o peneireiro das torres.  

De relembrar que o Programa Castro Verde Sustentável desenvolvido pela Liga para a Proteção da Natureza no concelho há cerca de 10 anos, tem promovido a conservação das aves estepárias da região do Campo Branco e do seu habitat.

As pseudo-estepes ou estepes cerealíferas do Campo Branco são reconhecidas nacional e internacionalmente pela importância para várias espécies de aves que aqui habitam, como a Abetarda (Otis tarda), o Peneireiro-das-torres (Falco naumanni), o Grou (Grus grus), o Sisão (Tetrax tetrax), o Cortiçol-de-barriga-negra (Pterocles orientalis) e o Tartaranhão-caçador (Circus pygargus), entre outras.