Município de Alenquer

Pilhão

Pilhas
Pilhas

O Pilhão é um recipiente que se encontra disponível em vários locais para se depositar as pilhas que já não se usam de forma rápida e cómoda e que deixam de ter qualquer utilidade. As pilhas são recolhidas por recolha seletiva para posterior valorização. Existem espalhados pelo Município de Castro Verde cerca de 50 pilhões.

O Pilhão encontra-se acondicionado aos Ecopontos, outros pilhões mas em formato de papelão encontram-se normalmente em pontos de venda, como os supermercados e hipermercados, e em outros Ecoparceiros (Escolas, Juntas de Freguesia, etc.).Nos pilhões devem ser colocadas somente as pilhas usadas dos comandos, lanternas, relógios, brinquedos, bem como as baterias usadas dos telemóveis, computadores, ferramentas elétricas, máquinas fotográficas e de filmar, entre outras.

Porquê depositar as pilhas no Pilhão? Para proteger o ambiente e garantir um futuro limpo e saudável: ao recolher e encaminhar corretamente estes resíduos, eles deixarão de constituir qualquer tipo de perigo para o ambiente, ao contrário do que acontece se forem para deposição em Aterro Sanitário, como é o caso do destino final dado aos resíduos comuns ou que não podem ser recicláveis ou valorizados.A Amb3E é a Associação Portuguesa responsável pela gestão da reciclagem e valorização dos resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos.

As pilhas são resíduos perigosos. Uma simples pilha pode contaminar 3000 litros de água!