Município de Alenquer

Associação "A Dobadoira" retoma atividade


26 de novembro 2018
Associação 'A Dobadoira' retoma atividade
Associação "A Dobadoira" retoma atividade

“A Dobadoira”, associação de artesãos do Monte dos Viseus, retomou recentemente a sua atividade após um interregno de 12 anos. Fundada em 1998 por Maria José Silva, professora do 1.º ciclo do ensino básico, a Associação nasceu no âmbito da Área-Escola, disciplina que “integrava, na altura, o currículo escolar” e foi “uma tentativa de abrir a escola à comunidade” através da recolha, promoção e divulgação das diferentes expressões de artesanato tradicional.

Com sede nos Viseus, na antiga Escola Primária, atual Centro Comunitário, a Dobadoira conta já com 40 associadas, sendo que 6 das novas inscrições “são de jovens dos Viseus, filhas das sócias fundadoras”, explica Maria José Silva. “Neste momento estamos a trabalhar para a Feira de Artesanato que se vai realizar a 2 de dezembro, em Santa Bárbara dos Padrões, no âmbito do Dia da Padroeira”.

Tecelagem, croché, em lã e em linha, e bordados são alguns dos trabalhos que o grupo de mulheres visa desenvolver, mantendo assim os objetivos iniciais da Associação no que respeita à salvaguarda e ensino das diferentes técnicas artesanais. “Em termos de atividade gostaríamos de ter a funcionar um atelier de tecelagem, ainda que fosse a tempo parcial. Historicamente, a freguesia de Santa Bárbara dos Padrões tem uma grande ligação a esta arte pelo que seria muito importante apostar na sua valorização”.

A sede da Associação está agora a ser alvo de pequenas obras de recuperação e vai contemplar um espaço onde as crianças possam pintar, ler, aprender a bordar ou a tecer no pequeno tear disponível “enquanto as mães realizam os seus trabalhos”, explica Maria José.

A Associação “A Dobadoira” conta com o apoio da Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Padrões e da Câmara Municipal de Castro Verde e está aberta à participação de todos os interessados.

Informações:A DOBADOIRACENTRO COMUNITÁRIO DOS VISEUSMaria José Silva (tlm. 966450251 // email: dubadoira@gmail.com)