Castro Verde – Site Oficial do Município

Mapa do Concelho

Iniciativas

Rede SocialCPCJ de Castro VerdeAtividade Com VidaRede de Bibliotecas de Castro VerdeProjetos cofinanciados pela EU

Observação de Aves

Castro Verde é um concelho com inúmeras potencialidades ao nível do turismo ornitológico e cada vez mais uma referência no roteiro de turistas adeptos da observação de aves ou birdwatching, que todos os anos visitam Portugal. O Birdwatching é uma atividade em ascensão na região e constitui uma forma de turismo sustentável compatível com o património natural, capaz de promover o concelho como destino turístico de eleição. 

Castro Verde é atualmente considerado uma das mais importantes áreas estepárias em Portugal onde habitam espécies protegidas como a abetarda, o sisão ou o peneireiro das torres.  

De relembrar que o Programa Castro Verde Sustentável desenvolvido pela Liga para a Proteção da Natureza no concelho há cerca de 10 anos, tem promovido a conservação das aves estepárias da região do Campo Branco e do seu habitat.

As pseudo-estepes ou estepes cerealíferas do Campo Branco são reconhecidas nacional e internacionalmente pela importância para várias espécies de aves que aqui habitam, como a Abetarda (Otis tarda), o Peneireiro-das-torres (Falco naumanni), o Grou (Grus grus), o Sisão (Tetrax tetrax), o Cortiçol-de-barriga-negra (Pterocles orientalis) e o Tartaranhão-caçador (Circus pygargus), entre outras.

As duas primeiras são consideradas como espécies globalmente ameaçadas, estando incluídas no conjunto de aves consideradas de conservação prioritária pela União Europeia. No Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho (CEAVG), a LPN acolhe e aconselha anualmente cerca de 500 turistas de diversas nacionalidades, essencialmente estrangeiros, interessados na observação de aves e fornece informação específica sobre as diferentes espécies e os locais de observação.

AGENDA

PUBLICAÇÔES PERIÒDICAS

Newsletter