Castro Verde – Site Oficial do Município

Mapa do Concelho

Iniciativas

Rede SocialCPCJ de Castro VerdeAtividade Com VidaRede de Bibliotecas de Castro VerdeProjetos cofinanciados pela EU

Artesanato

O concelho de Castro Verde tem no seu espaço geográfico um conjunto de atividades que contribuem para a riqueza do mosaico artesanal do Alentejo.

A par do artesanato de tradição rural mais caraterístico continuam a surgir artesãos que, com novas linguagens e usando materiais modernos, produzem peças utilitárias ou decorativas. 

As mãos são um instrumento fundamental no reino dos velhos e novos ofícios. As mãos sensíveis do moleiro apuram a finura do trabalho da mó na farinha que, acompanhada de outros ingredientes, há de sentir as mãos de quem ainda a transforma no pão alvo que cresce no velho forno com cheiro à esteva, que serviu para aquecer as suas paredes seculares.

As mãos das boleiras guardam os segredos das queijadas de requeijão e dos folhados de gila, tal como as cozinheiras, de alguns restaurantes, conhecem os milagres das ervas aromáticas na comida da nossa terra. O Posto de Turismo de Castro Verde ajuda-o a descobrir o mundo das nossas mãos, do artesanato, da gastronomia, incluindo as mãos de outros tempos, as mãos que fizeram monumentos e costumes.

Programas diversos mediante solicitação. Informe-se!      

    • Artesanato Criativo
    • Artesanato Criativo
    • Artesanato Tradicional
    • Artesanato Tradicional

AGENDA

PUBLICAÇÔES PERIÒDICAS

Newsletter